top of page
lucianepinto

Direito das Famílias e o Setembro Amarelo

Atualizado: 30 de set.

O que tem a ver o Direito das Famílias e o Setembro Amarelo?


A campanha internacional Setembro Amarelo é uma campanha de Prevenção ao Suicídio e não advogados familiaristas temos um lugar de fala, considerando que é nas famílias que o suicídio acontece.


O dia 10 de Setembro é considerado o dia mundial de Prevenção ao Suicídio e o mundo inteiro faz muitas atividades para chamar a atenção para a necessidade da prevenção.


Quando as famílias nos procuram estão em situações delicadas de muita dor e sofrimento e os especialistas falam que é justamente aí que as pessoas querendo resolver a dor recorrem á morte autoprovocada.


E embora ela ocorra mais entre homens adultos, ela também acontece com os adolescentes, o que requer atenção dos pais, que muitas vezes estão tão ensimesmados com seus problemas, quer do divórcio, quer da partilha dos bens, os debates acirrados sobre alimentos, que nem percebem o mal que tudo isso faz aos seus filhos.


Além do mais, os próprios adultos dependendo da conjuntura familiar que levou ao conflito podem sentir vontade de desaparecer, entre outros sintomas do suicídio.


Por isso, neste ano de 2024, o lema da campanha é "se precisar, busque ajuda."


Ninguém precisa passar por momentos assim sozinho, mas nossa sociedade adoecida, voltada ao consumo e a falsa ideia da possibilidade de autossuficiência, como se não fôssemos seres coletivos, que vivemos em comunidade e dependentes uns dos outros. Assim, muitas vezes sentimos vergonha dos nossos sentimentos, das nossas dificuldades, das nossas fragilidades, acabando por nos segregar, nos fazer querer esconder o que achamos ser vergonhoso: nossa dificuldade em lidar com situações da vida, que para uns talvez seja fácil, mas para outros de nós não é.


Seja como for, sua vida é importante! E o fim de um relacionamento, o fim de uma forma de viver, até a despedida de um ente querido, não é um fim definitivo na verdade, mas o fim de um capítulo, para o recomeço de outro.


Na dor é difícil pensar assim, por isso, aos nossos amados clientes e amigos, se você não estiver legal, busque ajuda!


O Centro de Valorização da Vida CVV tem voluntários treinados para te atender, para de ouvir de forma sigilosa e sem julgamentos. Se precisar Disque 188 e fale com um voluntário do CVV.


Ou procure um profissional da psicologia, da psiquiatria, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da sua cidade.


Tudo passa! Isso também passa!


Todas as nossas redes e site são construídos por nós e não por empresas contratadas. Caso ache algum erro, por favor, nos ajude a melhorar.

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page